Você sabia?
Você sabia que se vacinar contra a gripe pode diminuir as chances de infecção por covid 19?
É o que vários estudos internacionais, preliminarmente, tem nos apontado. Vacinar-se contra a influenza ativa o nosso sistema imunológico para produzir uma grande quantidade e grande variedade de células de defesa contra vírus respiratórios de modo geral, e o sars-cov-2 é um deles.
Acredita-se também, que ao ocorrer a imunização pela vacina da Influenza, estimulamos tanto nosso sistema imune inato quanto o sistema imune treinado, deixando-o em alerta para eventuais infecções. Assim, a principio, parece reduzir gravidade e necessidade de hospitalização em caso de infecção por coronavírus em pessoas vacinadas contra influenza.
Mas a proteção certeira contra a infecção por sars-cov-2 segue sendo a vacinação e as medidas de higiene e distanciamento social, em especial naqueles grupos que apresentam risco aumentado.
A importância da caderneta de vacinação em dia para proteger-se contra as doenças sazonais (típicas do inverno)
A vacina contra a influenza, sem dúvidas, é a mais importante para a proteção contra as doenças sazonais do outono e inverno. Nesta época do ano, por suas próprias características climáticas, temos tendência a nos aglomerar em pequenos espaços, com menor ventilação, e ficarmos mais próximos uns dos outros pela própria temperatura mais baixa.
A gripe é prevenível por vacina. Trata-se de uma das viroses mais incidentes em todo o mundo. Tal vacina previne contra as formas graves da doença e evolução para a síndrome gripal.
Todo ano, de acordo com preceitos informados pela OMS, as vacinas contém as novas ou modificadas cepas atualizadas. No PNI (Programa Nacional de Imunizaçao) são escolhidas 3 cepas para proteção. Na rede particular, como na IMUNUZAR, há a possibilidade de proteger-se contra todas as 4 cepas indicadas para o ano corrente: Tipo A Victória H1N1, Tipo A Hong Kong H3N2, Tipo B washignton linhagem Victoria, Tipo B Puket linhagem Yamagata.
Também é importante estar em dia com as doses da Pneumo 13 (que abrange mais cepas), uma vez que a pneumonia, viral ou bacteriana, tem maior incidência no outono e inverno.
As Vacinas ACWY e B contra as meningites mais incidentes em território brasileiro também são de extrema importância para esta época do ano. Da mesma forma as tetra virais devem estar em dia.
Nossa, você não imaginava quantas vacinas eram importantes para a proteção no inverno, não é mesmo? Corra que ainda dá tempo de proteger toda a família atualizando a caderneta de vacinação junto à Imunizar!